Dica Melisseiras: Cuidados para a pele e cabelos no verão!

2013 chegou, e com ele o verão, as férias, sol, praia e mar! hummmm

Mas nessa época é muito importante estar preparada pra cuidar da pele e dos cabelos, muito agredidos pelo sol forte, vento, areia, água do mar e da piscina.

Então, nós da Melisseiras.com.br preparamos algumas dicas pra você ficar linda antes, durante e depois do verão, pra poder curtir muito sem se preocupar! 😉 Confira só!

cuicado_com_cabelo_verao-1

1. O Filtro Solar

A melhor maneira de passar o filtro solar é sem roupa, para garantir que nenhuma parte seja esquecida. Isso deve ser feito, pelo menos, 20 minutos antes da exposição ao sol. Aplique uma boa quantidade do produto no corpo todo, sem esquecer de partes sensíveis que às vezes a gente deixa pra lá, como orelhas, a parte de trás dos joelhos, e os pés.

2. De quanto em quanto tempo deve-se reaplicar o filtro solar?

O filtro solar deve ser reaplicado a cada duas horas e toda vez que você entrar no mar ou na piscina, mesmo que utilize um produto que não sai na água.

3. Como escolher o filtro solar: creme ou gel? E qual FPS?

Os produtos em forma de gel são indicados para quem tem a pele mais oleosa, pois a sua fórmula é livre de óleos. Agora, se a sua pele for mais seca ou normal, prefira a versão em creme mesmo. O fator de proteção solar deve ser prescrito de acordo com a pele da pessoa e mantido durante toda a estação. Esse negócio de ir diminuindo o fator aos poucos é lenda. Quem tem a pele branquinha deve escolher FPS 60; as morenas claras, FPS 50; morenas escuras, FPS 30; e negras, FPS 15. E pode ficar tranquila, se você for branquinha, pode apostar nos mais altos, sem medo. Você vai se queimar sim, a diferença é que não vai ficar um ~camarãozinho~ de vermelha. xD

4. Se eu ficar na sombra sem filtro solar estou bem protegida?

Não mesmo! Aquele ditado “vai pela sombra” não funciona aqui! Sabe aquela história “o mormaço queima…”? Então. Os raios refletem também na areia e na água. Eles atingem até o concreto, o que significa que você não está protegida sem o filtro solar, mesmo na sombra.

5. E se o dia estiver nublado, também deve-se aplicar o protetor?

Mesma história aqui de cima. Sim, sempre aplique o protetor solar, até em dias nublados. Os raios UVA e UVB, que são perigosos para a nossa pele, atingem a gente independente se o dia está aberto ou não. Portanto, não importa a cara do dia, se está debaixo do guarda-sol ou não. Passar protetor solar tem que ser um hábito diário, assim como escovar os dentes e tomar banho.

6. Só o filtro solar já me protege o suficiente?

Ele protege bem, mas há outras formas que ajudam a barrar os raios nocivos do sol, como roupas, boné, óculos de sol… Além do mais, você vai ficar superestilosa 😉

7. O que fazer pra não ressecar a pele na praia?

Primeiro, isso é normal, já que o sol, o mar ou a piscina ressecam mesmo. Mas pra lidar é simples: evite banhos quentes e/ou demorados. Quando sair do chuveiro, passe creme hidratante no corpo todo. Escolha um que seja próprio para o seu tipo de pele e mande bala 😉

8. Preciso passar protetor nos lábios também?

Sim! Essa é uma região muito sensível e, assim como todo o seu corpo e seu cabelo, precisa ser protegido dos raios solares. Use um com FPS 15, no mínimo.

Cuidados-com-a-pele-no-verão-FOTO-2a

9. Não apliquei o protetor solar direito e agora estou com a pele ardendo. O que faço?

Se tivesse lido nossas dicas antes, né? hunf. Mas agora que já aconteceu, se você estiver com queimaduras graves, ou bolhas, procure um médico o mais breve possível. Agora, se for uma pequena ardência, redobre os cuidados e evite a exposição ao sol. Também é bom passar bastante hidratante para aliviar a sensação ruim na pele.

10. Qual o melhor horário pra tomar sol?

Antes das 10 h e depois das 16 h. Este é o período mais seguro, pois é quando os raios UVA e UVB são menos intensos.

11. “Quero ficar bronzeada logo no primeiro dia. Isso é possível?”

Noooot, amiga! Não caia nessa. É possível ficar vermelha e ardendo se exagerar na dose, isso sim. Se você gosta de ficar bronzeada, deve fazer isso aos poucos. De cinco a dez minutinhos por dia deitada na canga já é o suficiente para se bronzear e ficar da cor do verão 😉

12. Bronzear naturalmente, tem como?

Tem um pouco. Incorpore na dieta legumes de cores fortes. Faça uma saladinha experrrta com beterraba, cenoura e tomate, que são ricos em betacaroteno, substância que ajuda na pigmentação da pele. Para evitar manchas, descubra as maravilhas do filtro solar oral: consuma suplementos à base de chá verde ou branco, substâncias que deixam a pele menos sensível ao sol. Mas não se esqueça do filtro solar em si, que sabemos que é sempre importante, né.

13. Preparo da Pele

para que o bronzeado fique mais uniforme, faça uma boa esfoliação no rosto e no corpo antes de começar a tomar sol. Também use bastante água termal, que tem efeito anti-inflamatório e nutritivo. E cuidado com os cremes que está acostumada a usar. Alguns tem substâncias que não podem ser levadas ao sol, e o uso deve ser suspenso pelo menos uma antes. #Ficadica 😉

1812bu0609a

 

 

 

 

 

 

 

14. E os cabelos: como protegê-los na praia?

Há protetores específicos para cabelos, e você também pode passar creme para pentear com FPS. Qualquer que seja a sua escolha, tenha um produto com FPS à mão, e reaplique sempre que sair da água.  Além de usar o protetor adequado, uma dica é: toda vez que sair do mar, jogar uma ducha de água doce nos cabelos. Mas evite manter os cabelos úmidos sempre presos. Assim eles ficam mais fragilizados, e o hábito de prendê-los ou amarrá-los poderá acarretar em danos à estrutura dos fios.

15. E para recuperar os fios, que também ficam mais ressecado e mais secos que o normal?

Fazer uma hidratação no salão a cada 15 dias é uma das outras formas de recuperar os fios que estão danificados. Também é legal usar sempre um xampu e um condicionador adequados para o seu tipo de cabelo. Evite abusar de máscaras capilares diariamente quando estiver na praia ou piscina. Estes produtos não protegem os cabelos. Pelo contrário, podem facilitar os danos causados pela água do mar e piscina, deixando os fios mais fracos e suscetíveis à quebra.

fonte  |  fonte

Gostaram, meninas? 😉 Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>