Irreverência e rock and roll.

 

Nós do Melisseiras, resolvemos prestar uma homenagem à “rainha do punk”. Vivienne Westwood, of course!

 

De todas as parcerias feitas pela Melissa, sem sombra de dúvidas a mais ousada e bem sucedida, foi a realizada com a inglesa Vivienne Westwood.

Vivienne é a principal responsável pela moda punk e new wave dos nossos tempos. Nascida em 1941, vem fazendo história ao longo dos anos com sua moda ousada moderna e original. Mudou-se para Londres aos 17 anos, onde dava aulas de inglês. Foi também onde se casou com o primeiro marido Derek Westwood, e teve seu primeiro filho.

Estudou moda por um curto período na Faculdade de arte de Harrow. Embora não acreditasse que poderia viver de arte. Na década de 60 depois de seu primeiro divórcio, conheceu Malcolm McLaren seu futuro sócio. Casou-se e teve com ele um segundo filho.

Da relação profissional entre os dois em 1971 foi fundada a loja Let it Rock, a inspiração vinha dos anos 50 e no rock original, voltada para o publico marginalizado de Londres. Depois de uma série de polêmicas e problemas com a justiça, sua loja passou a se chamar apenas Sex, na época o marido de Vivienne era produtor do Sex Pistols, e como ele vestia a banda dentre outras do estilo, ganhou o título de estilista Punk, que carrega até hoje “Rainha do Punk”.

 

Loja em Londres
 Na décade de 80 ela se divorcia pela segunda vez e vai viver na Itália, e passa a dar aulas na Academia de Artes aplicadas de Viena, lá conheceu seu atual marido Marc Andréas. Embora já tivesse grande ligação com a moda, sua primeira coleção só foi lançada em 1981, intitulada Pirates (sim senhoras, o mesmo tema de uma das coleções da Melissa!). Tinha grande inspiração nos séculos XVII e XVIII mais romântico, com um olhar no passado. No ano seguinte os ingleses renascem em Paris através de Vivienne. Sua visão de moda passou a ser mais ampla, suas roupas criaram uma ligação com a história do mundo e da moda. Com cores fortes, marcantes e exageradas ela passou a ser mais e mais conhecida.
 Sempre polêmica, suas criações são inusitadas, diferentes, marcantes e chocam a sociedade.
Em 1994, por exemplo, realizou um desfile onde suas modelos desfilaram com o bumbum de fora!!
Sua rebeldia e ousadia são marcantes. E isso ficou claro, em uma coleção limitada de camisetas que fez em protesto contra as “leis anti-terroristas” adotadas pelo governo inglês, depois dos ataques em Londres em 2005.
 Assim é Vivienne, inusitada, divertida, extravagante, um símbolo de criatividade e moda! 
Viram só, Melisseiras?  Melissa, nunca foi e nunca será apenas uma marca.  Melissa é moda, é atitude é história! 

Uma opinião sobre “Irreverência e rock and roll.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>